COMITES
DF | GOIÁS e REGIÃO NORTE
CIRCUNSCRIÇÃO DF, GO, TO, PA, AP, AM E RR
conheça nossos candidados
AUGUSTO DE ORNELLAS ABREU
Servidor público federal, 41 anos de idade, nascido em Recife/PE mas residente em Brasília desde a infância. Sua família italiana tem origem nas províncias de Bologna e Ferrara. Entusiasta da pesquisa genealógica e estudioso da língua e cultura italianas, tem ajudado de forma voluntária italodescendentes há anos a se reconectarem com suas raízes. Pretende ser voz proativa e incansável na defesa das demandas e exigências dos concidadãos italianos junto à Embaixada e à Administração Pública italiana.
LUCIANA PICOLO CATELLI
Nascida em Caxias do Sul/RS e residente em Brasília, é Analista Judiciário no TJDFT. Com todos os bisavós nascidos na Itália, teve sua cidadania italiana reconhecida em razão de bisavô nascido em Mansuè, Treviso. Apaixonada pela Itália e pela cultura italiana, espera contribuir com os italianos residentes na circunscrição da Embaixada da Itália em Brasília para o exercício de seus direitos e em assuntos de seu interesse.
N. 3
DANIEL HANNA LAGUNA
Formado em Relações Internacionais pela FAAP-SP, Gerente de Relacionamento com Operadoras e Parceiros na TELEBRAS e pianista formado em conservatório de Ribeirão Preto (São Paulo). O sobrenome Laguna é originário de Belluno, mas também é descendente de italianos de Mantova, Emilia-Romagna, Napoli, Padova e Friuli-Venezia Giulia. Realizou com sucesso uma série de iniciativas e movimentos para conscientização a respeito das filas ilegais nos consulados italianos do Brasil, seguindo sempre disponível para ajudar os cidadãos nas mais diversas questões relacionadas ao sistema de representação italiana no Brasil, bem como para iniciativas de difusão da língua e cultura italianas.
N. 4
DANIELLE CRISTINA ALVES RIGO
Natural de Cuiabá/MT, residente em Goiânia, 38 anos. Cirurgiã-dentista, doutoranda em odontologia, com intercâmbio na Università degli Studi di Roma “Tor Vergata”, é voluntária da fundação italiana ANDI-Roma, que presta serviços de atenção básica odontológica em vários países emergentes. É também tradutora pública e intérprete comercial da língua italiana, registrada na Junta Comercial do Estado de Goiás. Com origens na região de Friuli Venezia Giulia, pretende elevar a um outro patamar o intercâmbio cultural entre o Brasil e a Itália, propondo e executando projetos viáveis e de impacto em ambas as sociedades, trazendo para perto da população brasileira o que a Itália tem de encantador e de melhor.
N. 5
CARLOS AUGUSTO MACHADO PAGLIARO
Empresário no setor de Comunicação e Publicidade, 61 anos, reside em Goiânia/GO. Mantém estreitos laços com a comunidade italiana em todo o Brasil, bem como parentes na Itália, em especial em Cosenza, Calábria, de onde provém sua família. Atua também no auxílio ao reconhecimento da cidadania italiana de italodescendentes nascidos no Brasil. Sua luta pela melhoria dos serviços consulares vem de anos, e espera colaborar para que seja possível no futuro próximo a emissão da Carteira de Identidade eletrônica aos italianos residentes no Brasil.
LARA SIMONE OSORIO CHAVES
41 anos, natural e residente em Manaus-AM, formada em Direito e Letras. É servidora pública do TRT da 11a. Região. A família italiana é originária de Laino Borgo, Cosenza, Calábria. Foi reconhecida cidadã italiana nos anos 90. Tem interesse em genealogia e pretende contribuir com os direitos dos cidadãos ítalo-brasileiros residentes na região norte do Brasil.
N. 7
HADLEY NOBRE
Natural de Vitória/ES, residente em Manaus/AM desde a infância. Arquiteto e Urbanista, especialista em Neurociência aplicada à Arquitetura. Sempre soube de suas raízes italianas, mas se aprofundou no assunto após 2003, como forma de homenagear seu pai após seu falecimento. Descendente de italianos emigrados no início da Grande Imigração, provenientes de Treviso, Pordenone e Trento. Pretende lançar luz sobre as demandas e os interesses da comunidade italiana do Amazonas e da região Norte como um todo.
N.8
ANTONIO BALLARINI
Nascido em Argenta, Ferrara, reside no Brasil desde 1991, sempre em Brasília. Foi professor de italiano para estrangeiros na Casa D’Italia de Brasília de 1994 a 2018, em que foi diretor administrativo por um ano. Como candidato ao COMITES, propõe-se a colaborar com todos os italianos e descendentes na resolução da miríade de problemas que se encontram ao longo do caminho, problemas esses que às vezes parecem sem solução devido à lentidão da burocracia, inconcebível em pleno 2021.
N. 9
CLAUDIO DO CARMO CHAVES FILHO
Natural e residente em Manaus-AM, formado em Medicina pela UFAM, especialista em Oftalmologia. Origem familiar italiana de na província de Cosenza, Calábria. Reconhecido cidadão italiano ainda na década de 90, guarda interesse em difundir conhecimento e contribuir com os direitos e deveres dos cidadãos ítalo-brasileiros, bem como emprestar sua voz aos italianos residentes no norte do Brasil.
N. 10
MAURICIO FERREIRA SOBRINHO
Natural e residente em Brasília, 43 anos de idade. Sócio proprietário do Instituto de Línguas Europeias, tradicional escola de idiomas na cidade, representante no DF dos exames de língua italiana da Universidade para Estrangeiros de Siena (CILS).
N. 11
AFONSO MAURO FILHO
Natural de Manaus, residente em Belém/PA, 65 anos, geólogo e geofísico formado na Universidade Federal do Pará, funcionário aposentado da Petrobrás, participou da descoberta de grandes bacias petróleo e gás na Amazônia. Família italiana da província de Potenza, Basilicata. Grande entusiasta da gastronomia, prepara-se para abrir um empreendimento na área em Belém.
N. 12
CLAUDIO ANTONIO XAVIER DO PRADO FILHO
Natural de Anápolis, Goiás, residente em Goiânia. Formado em Direito, trabalhou no Ministério Público por 3 anos até deixar a carreira pública e virar empresário. Hoje, possui uma transportadora especializada em logística de móveis e adornos de decoração, além de lojas de mobiliário em Goiânia. Suas raízes italianas vêm dos bisavós emigrados da região do Vêneto. Espera contribuir com a comunidade italiana no Brasil pressionando pela melhora dos serviços consulares e pelo estreitamento das relações dos nossos concidadãos com esse pedacinho da Itália no exterior.
N. 13
MARCELO CARNEIRO
Natural e residente em Goiânia, 56 anos, é empresário no ramo imobiliário e presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO). Parte da extensa família Baiocchi conhecida em todo o estado de Goiás, tem suas origens na província de Lucca, na Toscana.
N. 14
RAFAEL BARROS MENEGON
Natural de Itacoatiara/AM e residente em Manaus, 37 anos, é formado em Odontologia e especialista em harmonização facial. Sua família é veneta, originária de Villa del Conte, Padova. Terá como objetivo principal, enquanto conselheiro COMITES, divulgar nossa cultura e defender os direitos dos ítalo-brasileiros, sendo uma voz proativa em benefício de nossa comunidade.
N. 15
ANTONIO CARLOS TESSARI
Natural de Goiânia, residente em Catalão/GO, 38 anos, é médico ortopedista e cirurgião especialista em cirurgia de coluna.
N. 16
IGOR MULLER DE MORAES
Natural do Rio de Janeiro, vive em Brasília há mais de 30 anos. A redescoberta de minhas raízes italianas o levou a conhecer ramos perdidos da família no Brasil e na Itália, em especial em sua província de origem, Lucca, na Toscana. Desde então, se dedica a ajudar outras famílias a reencontrar suas origens e reconectarem-se com sua história. Pretende defender, enquanto conselheiro COMITES, os direitos de todos os italianos e seus descendentes, além de auxiliar a todos a ter mais contato com sua cultura e suas raízes.
ATENÇÃO
Ao receber sua cédula de eleição, você deverá escolher apenas 4 candidatos da lista acima.