COMITES
NORDESTE
CIRCUNSCRIÇÃO PE, BA, CE, RN, AL, SE, MA E PI
conheça nossos candidados
DANIEL TADDONE NEVES
Ítalo-brasileiro, 42 anos, descendente de sicilianos e calabreses. Sociólogo formado pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), especialista em Organização de Arquivos (IEB-USP) e especialista em Genealogia e Arquivos (Universidade de Córdoba, Espanha). Ex-funcionário do Istituto Italiano di Cultura, do Consulado-Geral da Itália em São Paulo e do Consulado da Itália no Recife. Membro atuante da comunidade italiana desde meados da década de 1990, é o atual presidente do COMITES (Comitê dos italianos no exterior) da Região Nordeste (gestão 2015-2021).
MARIA CAROLINA LEMOS RUSSO
Casada, mãe de uma menina de 11 anos e um menino de 5 anos. Analista Judiciário do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Bacharela em Direito pela UFPE, Especialista em Direito Administrativo – UFPE, Mestranda em Direito -UFPE. Conselheira da Associação Ítalo-brasileira Casa D’Italia – Recife. Participou como delegada do CGIE na “Conferenza dei Giovani italiani nel mondo” em Roma no ano de 2008. Desde bem jovem atua de forma voluntária em atividades e projetos culturais na comunidade italiana do Recife.
N. 3
ROBERTO MISICI
Especialista em Coloproctologia, Cirurgia Geral e qualificação em Colonoscopia e Ultrassom Endo retal. É membro da Academia Cearense de Medicina desde 2014, ocupando a cadeira 2, e atualmente é coordenador da “Comissão Cientifica Cultural” deste sodalício e continua atendendo em seu consultório médico em Fortaleza diariamente.
Foi fundador do” Instituto de Cultura Italiana em Fortaleza (ICIF) em 1988. Colaborou para a formação da “Câmara de Comercio Brasil- Itália do Norte e Nordeste”. Foi agraciado em 2019 com a importante “ Comenda da Ordem do Mérito Consular do Ceara Bertrand Boris”, pelos serviços prestados.
EMILIA CRISTINA LAGIOIA
Pernambucana, empresária. Filha de um imigrante nascido em Tórtora (Cosenza, Calábria).
N. 5
MARCO BOCCADORO
N. 6
ISABELLE SCHAUN
Italo-brasiliana, formada em Marketing, Relações Internacionais, cursando psicanalise, estudei por 6 meses italiano em Roma-IT e por 6 meses inglês em Norwich-UK. Atuei por 7 anos como assessora do Prefeito de Salvador e atualmente estou como Gerente de Projetos na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Apaixonada pela Itália, viagens, livros e meditação.
MARCELO GUTIERREZ PIOLA
ítalo-brasileiro, tem 57 anos, casado, nascido em São Paulo/SP, e desde a decada de 70, reside em Pernambuco. No campo profissional, é empresário do setor de serviços, e advogado especialista em Gestão Pública pela UFRPE, tendo exercido o cargo de Secretário Judiciário Adjunto do Tribunal de Justiça de Pernambuco no biênio 2006-2008. Desde 2017 é titular do escritório Piola, Sociedade Unipessoal de Advocacia, que atua em Recife, no Nordeste, e no Estado de São Paulo, com ênfase na consultoria jurídica preventiva, e no contencioso administrativo e judicial das áreas empresarial, imobiliária, condominial/vizinhanca, tributária, de família e sucessões.
N. 9
MARCELO DOMINGUES CARLIN
Cidadão Italiano desde 2017. Católico, casado e pai de uma adolescente de 14 anos e de um menino de 3 anos. Possui graduação em Direito (2002) e pós-graduação em Direito Tributário (2004) pela Universidade Jorge Amado, em parceria com o Curso Juspodyum, em Direito Processual Civil (2012), pela Universidade Federal da Bahia, em parceria com a Escola de Magistrados da Bahia. É servidor público, do Poder Judiciário do Estado da Bahia, desde 2008, como Analista Judiciário, tendo atuado, como Assessor de Juiz (2012), e desde, então, como Diretor de Secretaria de Vara, na 3ª Vara da Fazenda Pública, da Comarca de Salvador (BA). Atuou como Mediador, em diversos Mutirões de Conciliação, realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Ademais, investiga – em particular – os seguintes temas: Direito Internacional – Direito de Imigração e Direito Fiscal Internacional.
N. 10
Ph.D. TALITA MAIA DAL LAGO
Professora da Oxford Education Professionals. Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa, Portugal. Professora e investigadora do Centro de Literaturas e Culturas Lusófona e Europeia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestre em direito europeu e integração europeia pela universidade Università di Padova, Itália. autora do livro ”Relações Internacionais e os Desafios Ambientais: A Posição do Brasil nas Relações Multilaterais Sobre as Mudanças Climáticas”.
N. 11
SALVADOR RAFAEL LORENZATO
Natural de Recife – PE é graduado em Arquitetura e Urbanismo com pós-graduação em Gestão de Projetos em Engenharia e Arquitetura. Participa de eventos da comunidade italiana desde a criação da AGITA – Associazione Giovani Italiani. Colaborou em atividades culturais organizadas pelo Consulado e apoiadas pelo Comites Nordeste do qual é conselheiro na atual
N. 12
PEDRO LEONARDO DE LACERDA
Advogado formado pela Faculdade de Direito de Olinda, Pós-graduado em Direito Público, empresário da construção civil, desportista, Presidente do Conselho Deliberativo do Sport Club do Recife (2021/2022).
N. 13
FERNANDO NICOLA CHIAPPETTA JUNIOR
Natural de Recife PE, sociólogo, fotógrafo, com graduação e pós-graduação na Universidade Católica de Pernambuco. Em 1993 mudou-se para Itália, onde trabalhou com fotojornalismo até 2004. De volta ao Recife trabalhou no Diário de Pernambuco até 2019. Interessado nas questões da comunidade italiana no Brasil realizou o documentário “Ecco Italianos em Pernambuco”, um resgate de parte da história da imigração italiana no estado.
N. 14
ANA PAULA ROGATO FARIAS
Proveniente da Comuna de Cosenza Calábria, Graduada em Turismo pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Alagoas com especialização em Marketing de Destinos turísticos pela OMT (Organização Mundial de Turismo) ; exerce funções comerciais de mercado Internacional e promove desenvolvimento de novos negócios no turismo fomentando relação nesse setor entre Brasil e Itália.
N. 15
FRANCISCO ANTONIO LAPROVITERA TEIXEIRA
ou Totonho Laprovitera, é Artista múltiplo, arquiteto e urbanista, servidor da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Totonho Laprovitera ocupa a cadeira de No. 16 da Academia Cearense de Artes – ACA (desde 2012); e a cadeira de No. 38 da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo – ACLJ (desde 2015).
ATENÇÃO
Ao receber sua cédula de eleição, você deverá escolher apenas 4 candidatos da lista acima.