COMITES
PARANA E SANTA CATARINA
CIRCUNSCRIÇÃO PR E SC
conheça nossos candidados
EDUARDO BONETTI
Graduado em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Universidade de Pavia, Itália, exerce funções comerciais em Logística Internacional e promove desenvolvimento de novos negócios no Comércio Exterior. É agente cultural e Presidente da Associação Trevisani nel Mondo de Urussanga, Santa Catarina.
ROBERTO BORTOLOTTO
Iniciou suas atividades profissionais no Colégio SATC em 1998 como professor de Curso Técnico e atualmente atua como coordenador corporativo no Centro Universitário Satc – Unisatc. Em 2005 passou a coordenar o projeto de intercâmbio Técnico Cultural entre o Colégio Satc e escolas Técnicas da Região do Veneto Itália, onde em 2019 foi realizada a 8ª edição. Atua como secretário no Comitato das Associações Venetas – COMVESC e na Associação Bellunesi nel Mondo Famiglia di Criciuma. Mestre em Engenharia – Área de Concentração: Tecnologia Mineral, Ambiental e Metalurgia Extrativa – UFRGS; Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior – UNESC; Bacharel em Ciências da Computação – UNISUL.
N. 3
DIEGO CAMPOS
Advogado, com histórico de atuação em contencioso estratégico, principalmente nas áreas de Direito Empresarial, Direito Administrativo e Direito Eleitoral. Graduado e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor de Cursos de Pós-Graduação em Direito. Sócio da Sociedade Garibaldi, tradicional clube italiano sediado no Palácio Garibaldi, em Curitiba/PR. Italiano por força da família materna: família Marchiorato. Casado com esposa italiana, oriunda da família Borghetti. Pai de duas meninas.
ROBERTO CARLOS CASTAGNARO
Natural de Ponte Serrada-SC, residente em Balneário Camboriu-SC, advogado e sócio da Castagnaro, Pierozan & Souza Jr. advogados, e empresário nos ramos de comunicação, imobiliário e entretenimento. Participou de movimentos estudantis, foi membro da JCI, tendo sido presidente e atualmente membro do Comites PR/SC, desde 2015.
N. 5
JOSÉ CREPALDI
No ano de 1991, com o centenário da imigração italiana, ajudou a fundar a Associação Bellunesi Nel Mondo – Famiglia di Siderópolis (Nova Belluno), sendo atualmente seu presidente. Posteriormente, em 1995, foi fundado o grupo de cantores Bellunesi, que existe até hoje. Além disso, José Crepaldi foi membro do COMITES (Comitês dos Italianos no Exterior) PR/C. Também foi membro-fundador do COMVESC (Comitê das Associações Vênetas de Santa Catarina) e atualmente é vice-presidente deste. No mês de setembro de 2018, foi indicado pelo COMVESC, com a aprovação da junta Regional Vêneta, como Consultor Vêneto para o estado de Santa Catarina, cargo que exerce até o momento.
NEWTON PATRÍCIO CRESPI
Nascido em Brusque-SC (30/09/1971); Co-fundador e gestor da Oregon Admin. Shopping Centers (FIP-Feira da Moda, Brusque-SC), Nobre Admin. Bens e DDWC Admin. e Partic., com mais de 40 empreendimentos em variados segmentos.
Experiência nas áreas de Administração, Direito, Mercado de Capitais e Turismo.
Grad. Direito (FURB-Blumenau); Esp. Dir. Tributário, MBA Dir. da Econ. e da Empresa, MBA Exec. Admin. Empresas, CEO Escola Pós-Graduação em Economia da FGV; Certif. pela FDC: Progr. Desenvolv. de Conselheiros;
N. 7
DEVANIR DANNA
Pós graduação em Administração Financeira. Diretor Financeiro da Marisol S.A. por quase 33 anos. Professor universitário e dedicado ao voluntariado, passando por várias entidades em Jaraguá do Sul. Fundador e Presidente do Círculo Italiano de Jaraguá do Sul por 11 anos e até o presente Presidente do Conselho Consultivo. Além das inúmeras atividades e eventos realizados, construímos nossa Sede Social com recursos próprios, com área de 668 m², onde todas as nossas atividades estão concentradas.
N.8
ALCIR EMPINOTTI
Atual presidente da Associação Bellunesi Nel Mondo – Famiglia Curitiba e conselheiro da Federação das Associações Venetas do Estado do Paraná – FAVEP, ex-presidente do Centro de Cultura Italiana Paraná Santa Catarina – CCI-PR/SC. No exercício da presidência do CCI-PR/SC firmou e manteve convênios com inúmeras Prefeituras Municipais de Santa Catarina e do Paraná e também com o Governo do Estado de Santa Catarina para o ensino da língua italiana em escolas municipais e estaduais de ensino fundamental, abrangendo aproximadamente 8.000 alunos. Graduado em Ciências Contábeis pela FAE-UCP, pós-graduado em Administração Industrial pela UFPR e MBA em Direção Estratégica pela Universidade Positivo.
N. 9
DIEGO GABARDO
Comunicólogo, especialista em Marketing e pós-graduando em Antropologia Cultural, é um jovem ativo nas ações de salvaguarda e promoção da cultura italiana. Desde 2005 é membro da Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia, em Colombo/PR, na qual é pesquisador de história da imigração e identidade étnica, além de coordenador do Gruppo Vocale Luce dell’Anima. É fundador da Associazione Veneti nel Mondo-Colombo e pesquisador do Centro de Estudos Vênetos no Paraná (CEVEP). É também vice-presidente da Federação das Associações Vênetas do Paraná (FAVEP).
N. 10
ANA PAULA PELLEGRINELLO
Cidadã italiana desde 199x. Católica, casada e mãe de uma menina de 5 anos. Possui graduação em Direito (2003) e pós-graduação em Direito Tributário (2005) pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). É Mestra (2014) em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL) e, ainda, sócia do Escritório FERREIRA, KOZICKI DE MELLO & MACIEL Advogados Associados, onde atua primordialmente nas seguintes áreas: Direito de Família e Sucessões, Direito Civil e Direito do Consumidor. Atuou como Professora de Direito Civil e advogada junto ao Núcleo de Prática Juridica do Centro Universitário Autônomo do Brasil. É, ainda, professora convidada da ABDCONST (especialização em Direito de Família), da Esmafe (Escola da Magistratura Federal do Paraná), bem como da Uninter. Ademais, investiga – em particular – os seguintes temas: condição feminina, autonomia existencial, reprodução humana assistida, direitos reprodutivos e direitos (fundamentais) da mulher.
N. 11
ERNESTA PERRI
Olá, meu nome é Ernesta Perri (também sou conhecida como Ernesta Ganzo), sou italiana, de Cosenza, na Calabria, residente há mais de 25 anos no Brasil.
Sou advogada, tradutora pública juramentada e intérprete.
No campo da advocacia atuo em cooperação com advogados e escritórios de advocacia internacional, na Itália e no Brasil. Também sou membro da comissão de Direito Digital da OAB/SC.
Desde sempre interessada em promover a língua e a cultura italiana.
N. 12
GABRIELA PUPPI
Publicitária e empreendedora. Nascida em Colombo-PR, atualmente morando em Curitiba. Envolvida desde criança com as causas da italianidade, apaixonada pela Itália do passado e a Itália de agora. Idealizadora e executora do projeto La Girandola, feito para crianças, e iniciativas voltadas ao público jovem, como membro do COMITES PR/SC, do qual é a atual secretária.
N. 13
DARIO ROMOLI
Nascido em VERCELLI, na Itália, em 1967, mudou-se para Santa Catarina em 2009. Proprietário da VOU PARA ITALIA, empresa que atua na intermediação comercial e cultural entre a Itália e o Brasil com cursos, viagens e intercâmbios de estudos. Formado em Optometria e Ciências da Visão pelo Instituto Enrico Fermi em Perugia. Desde 2010 é professor de língua e cultura italiana e colaborador do ISTITUTO MARANGONI DI MODA E DESIGN de Milão e de várias outras Escolas e Instituições de língua italiana na Itália.
N. 14
JOSÉ ORLEI SARTOR
Casado, Farmacêutico e Bioquímico, Tecnólogo de Alimentos, Pós-Graduação em Auditoria e Gestão em Saúde, Professor de Química, Coordenador da Câmara Técnica da Atenção Basica do Conselho Nacional de Saúde, presidente do Círculo Italiano de Cocal do Sul e Delegado do CONVESC, sócio fundador e participante ativo do Lions Club Internacional no município.
N. 15
RICARDO TRENTO
Com origens familiares (Trento e Cesconetto) em Urussanga-SC, Ricardo nasceu em Cascavel e cresceu em Medianeira-Pr. Em Curitiba, graduou-se em Administração de Empresas e cursa atualmente Filosofia. Frequentou Pós-Graduação em Filosofia Contemporânea e MKT (cursando).
Em 2020, foi selecionado para estar no Projeto Economia de Francisco (Papa Francisco) em Perugia-IT.
Além disso, atua em vários projetos de desenvolvimento regional, produção sócio-cultural e comunicação há 20 anos com prêmios de reconhecimento nacional como: Ministério da Saúde, Cultura, Fundação Banco do Brasil, Assembléia Legislativa do Paraná, entre outros, por desenvolvimento de projetos culturais e sociais em diversas áreas.
Em 2008 fundou a UNICULTURA – ONG que promove a Arte e a Cultura com o objetivo de difundir arte, conhecimento, cultura e valores humanos.
A atuação de Ricardo está diretamente ligada e influenciada pelos valores e herança cultural transmitida pela sua família e que coloca à disposição da Comunidade.
N. 16
ALEXANDRO VERONESI
Graduado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em Marketing.
Atualmente presidente da Associação Veneta de Orleans e Região, entidade que atua na promoção da cultura e da língua italiana promovendo encontros de cultura, eventos gastronômicos e musicais, escolas de língua italiana. Historiador e estudioso da história da imigração italiana, promovendo eventos de cultura e exposições fotográficas. Conselheiro municipal de cultura e turismo da cidade de Orleans (SC). Participou da fundação de entidade italianas em Santa Catarina e também trabalhou como produtor de cinema.
ATENÇÃO
Ao receber sua cédula de eleição, você deverá escolher apenas 4 candidatos da lista acima.
Assista aos nossos tutoriais
SAIBA COMO SE INSCREVER COMO ELEITOR
A solicitação de inscrição deve chegar ao Consulado-Geral da Itália em Curitiba até o dia 3 de novembro de 2021.
Siga os passos abaixo e solicite sua inscrição:
1) Faça o download do formulário nos botões ao lado
2) Imprima, preencha todos os dados e assine o formulário.
3) Digitalize o formulário após preenchido (preferencialmente em formato PDF).
4) Digitalize também seu documento de identidade (RG, CNH, passaporte italiano ou brasileiro). É importante que conste sua assinatura e seja igual à do formulário.
5) Anexe os dois arquivos digitalizados ao e-mail que será enviado para: curitiba.elettorale@esteri.it
6) Escreva no assunto: “Seu nome + seu sobrenome: solicitação de inscrição eleitoral COMITES” e no corpo do e-mail: “Envio anexos formulário e documento de identidade para inscrição na lista eleitoral”.
CONHEÇA AS OUTRAS FORMAS DE SOLICITAR A SUA CÉDULA DE VOTAÇÃO
Considerando que para votar foi determinada a opção inversa, ou seja, você tem que manifestar o desejo de votar, os cidadãos italianos residentes no exterior e registrados no AIRE que quiserem votar devem se inscrever nas listas eleitorais de seu consulado competente.
CADASTRO NO PORTAL FAST.IT
Segue abaixo um passo a passo para realizar sua inscrição como eleitor, desta forma:
1º passo: Acesse o portal para serviços consulares, FAST IT, nesse link: serviziconsolari.esteri.it/ScoFE/index.sco.
2º passo: Após o seu login no sistema, clique no segundo ícone da esquerda para a direita “Registro Consular e Aire” e, depois, desça a barra de rolagem e no ícone “Pedido de inscrição na lista de eleitores para as eleições dos COMITES” clique em “Vá para o serviço“. Em seguida, clique em “Solicitar o serviço“.
3º passo: Na sequência basta clicar nos 3 (três) quadrinhos para aceitar as disposições de consentimento de uso dos dados pessoais e prestação de serviços consulares e em “Continuar“. Após conferir seus dados pessoais e atual endereço, clique novamente em “Continuar“.
*ATENÇÃO: as mulheres casadas estarão indicadas com o sobrenome de solteira e deverão indicar o sobrenome de casada em um campo próprio chamado “Sobrenome do cônjuge“.
4º passo: Em seguida clique em “Geração do formulário de solicitação“: você deverá imprimi-lo, assiná-lo, digitalizá-lo, salvá-lo em arquivo pdf em seu computador. Sugiro assiná-lo conforme assinatura posta em sua carteira de identidade.
5º passo: Na sequência você deverá clicar no botão “Procurar…” para localizar dois arquivos em seu computador:
1) Arquivo pdf do Formulário de inscrição para votação nas eleições do Comites (passo n. 4 acima) e
2) Arquivo pdf ou jpg da sua Carteira de identidade (RG) e fazer Up-load no portal.
*ATENÇÃO: não serve CNH ou carteira profissional; use apenas o seu RG ou passaporte válido). Em seguida, clicar em “Fazer upload do Documento” para submeter os arquivos no sistema e, em seguida, em “Continuar” para concluir o serviço.
6º passo: Em seguida aparecerão as frases “A solicitação foi enviada com sucesso. Se as condições estabelecidas no art. 13 da Lei italiana n. 286/2003 “Link” receberá o envelope eleitoral no endereço indicado” e “A solicitação foi cadastrada“.
ENVIO DE DOCUMENTAÇÃO PARA O CONSULADO
Se você achar complicado se cadastrar pelo sistema acima ou, se preferir, pode preencher (o formulário em anexo abaixo é editável) e imprimir, assinar o anexo e enviá-lo para o consulado (sempre anexando cópia do RG ou passaporte válido) em um dos seguintes modos abaixo:
A – Entregar pessoalmente (qualquer pessoa pode levar) no Consulado – Av. Marechal Deodoro, 630 – 21º Andar – Curitiba
B – Enviar pelo correio para Consulado Geral da Itália – Ufficio Elettorale – Av. Marechal Deodoro, 630 – CEP 80010-010 – Curitiba – PR
C – Enviar por e-mail para curitiba.elettorale@esteri.it juntamente com cópia do documento de identidade (RG ou Passaporte válido) .
Existem, portanto, várias formas de você manifestar seu desejo de votar.